Nesta terça-feira, 21, às 18 horas, a Editora Universitária Tiradentes – Edunit – lançará o livro “Desenho de currículo para desenvolver competências: uma proposta metodológica” no Bloco D, Campus Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit. A publicação pretende mostrar um caminho para que professores da educação superior contribuam, de uma maneira consciente, com a grande responsabilidade de preparar para a vida as futuras gerações.
O livro foi desenvolvido pelos professores Letícia Sampaio Suñé e Jardel Leite Araújo, ambos com pós-doutorado em Currículo por Competências pela Universidad de La Habana. Jardel também é coordenador de Inovação Acadêmica e gerente do Projeto Integrado de Educação por Competências do Grupo Tiradentes. A obra ainda leva a assinatura do doutor Roberto de Armas Urquiza, professor emérito da Universidad de La Habana com 49 anos de experiência em docência.
A publicação é resultado da experiência dos autores e aborda caminhos para lograr transformações curriculares com base em competências, sem descartar a experiência dos professores no ensino de componentes curriculares particulares e a lógica de aprendizagem de tais componentes. Dos exemplos apresentados, muitos são frutos da construção coletiva por meio de um processo de investigação-ação com professores das instituições do Grupo Tiradentes nas sedes de Aracaju, Maceió e Recife.
O prefácio é assinado pelo superintendente-geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior que destaca ser fundamental oferecer uma educação que apresente pertinência no que diz respeito às necessidades do indivíduo, enquanto sujeito de aprendizagem e da sociedade. “É preciso muito mais para construir conhecimentos e, nesse sentido, a educação para desenvolver competências foi a opção que considero como adequada para dar respostas efetivas aos desafios de formação da atualidade. Por esta razão, vejo com muita alegria o Grupo Tiradentes, editando a presente obra que, pode consistir em guia metodológico para inspirar outros que, assim como nós, desejem buscar os caminhos da inovação curricular para a melhor formação das gerações futuras”, afirma o gestor.