Bombeiros de SE lançam livro histórico sobre os 100 anos da corporação
Como marco das comemorações pelo seu centenário, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) acaba de publicar, em parceria com a Editora Universitária Tiradentes, o e-book ‘100 Anos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe: Uma História que Merece ser Contada’. A versão impressa da obra já está no prelo e deverá ser lançada no início do próximo ano.
O livro traz, dentre outros dados institucionais, um capítulo específico sobre as origens e as grandes ocorrências que resultaram na formação do CBMSE; galeria de ex-comandantes; história da presença feminina e da Banda de Música; uma parte específica sobre formação de bombeiros e informações sobre a evolução das atividades especializadas, de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento aquático, salvamento em altura, salvamento terrestre, serviço de busca e resgate com cães e operações aéreas, além do histórico da Diretoria de Atividades Técnicas; projetos voltados à sociedade e fotografias antigas.
De acordo com o comandante-geral do CBMSE, coronel BM Alexandre José, é motivo de orgulho, para cada um dos bombeiros militares, fazer parte desta história. “O lançamento deste livro em homenagem ao centenário do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe revela nossa imensa vontade de compartilhar com a população um pouco da nossa história, reforçando o orgulho do que fomos e do que somos. A vontade de querer ver a corporação crescer ainda mais nos impulsiona e o empenho com que a tropa tem conduzido sua missão nos dá esperança de que estamos no caminho certo, trilhando um futuro melhor para os próximos 100 anos”, destaca o comandante no prefácio do livro.
O primeiro passo foi a realização de uma pesquisa iconográfica, realizada pela tenente-coronel BM Márcia Oliveira e pelo subtenente BM Luiz Delfino, que conseguiram documentos oficiais e fotografias antigas de diversos acervos no estado. Segundo a coordenadora do projeto, tenente-coronel BM Maria Souza, o livro representa um importante marco institucional.
“Ele é um registro valoroso da nossa história, pois possibilita conhecermos um pouco mais a nossa corporação, a qual é motivo de orgulho tanto para a sociedade sergipana quanto para cada nobre soldado do fogo que tem a honra de fazer parte dela. O livro é uma forma de reconhecimento a todos os nossos bombeiros que criaram, ergueram e que continuam contribuindo com nossa gloriosa Instituição na nobre missão de vidas alheias e riquezas salvar”, diz a coordenadora.
Para a sargento BM Danielle Azevedo, uma das autoras e responsável pela organização da obra, a iniciativa acaba sendo um presente para a corporação, que ainda não tinha um registro formal de toda sua história. “O mais trabalhoso e, ao mesmo tempo, instigante, foi transformar o conhecimento tácito de bombeiros da ativa e reformados em conhecimento codificado, decompondo em texto as diversas narrativas de memória daqueles que testemunharam a história da corporação e que puderam nos contar como foi. Os depoimentos trazidos aqui, aliados à pesquisa documental feita pelos próprios bombeiros, ajudarão a preservar a memória institucional do CBMSE”, ressalta.
Por: Danielle Azevedo (Asscom CBMSE)